terça-feira, 6 de setembro de 2011

Último dia do 9º Congresso de Educação vota propostas da nova conjuntura política


O encerramento do 9º Congresso de Educação realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) foram votadas e aprovadas às propostas da conjuntura política sindical, política educacional, balanço e planos de lutas apresentados pelo Sindicato. Por decisão da maioria dos participantes o Estatuto será votado apenas no início da próxima gestão.

Além das votações foi apresenta a palestra “A transversalidade de Gênero na Educação” pela secretária da Secretaria de Gêneros da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Nacional (CTB), Raimunda Gomes, a “Doquinha”. Segundo Doquinha, “transversalizar é uma linha que passa por todo o processo e gênero é a construção social entre homens e mulheres, mulheres e mulheres e homens e homens, pois nós estamos em uma sociedade moderna”, afirma.

Representando a CNTE, a presidente do SINTEAM, Isis Tavares, falou de alguns avanços conquistados pelos movimentos sociais na cidade, como a Lei Maria da Penha.

Representando o SINTEAM, a secretária de gênero do Sindicato, Leila Dorotéia, destacou que ainda existe transversalidade dentro das escolas. “Existe uma grande ideologia machista no mundo em que vivemos exemplo disso é que meninos quando pequenos ganham bola, significando que podem ir pro mundo, para as ruas e as mulheres ganham panela, fogão, vassoura. Temos que mudar essa mentalidade. As mulheres devem tomar os espaços e trabalhar para que as mulheres cheguem às associações de moradores, sindicatos ou conselhos como o Fundeb”, ressalta.
Fonte: SINTEAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário