segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Altamiro Borges e Eron Bezerra participam do 9º Congresso de Educação


A segunda noite do 9º Congresso de Educação realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas contou com a presença de palestrantes ilustres, entre eles, o presidente do Centro de Estudo das Mídias Alternativas Barão de Itararé, Altamiro Borges. O secretário de produção rural do Estado, Eron Bezerra, também participou do evento como palestrante e traçou o perfil da atual conjuntura política no Amazonas. A noite o comando das palestras ficou por conta do presidente nacional da Central de Trabalhadores do Brasil, Wagner Gomes, que trabalhou com o tema “Política Sindical: os desafios do sindicalismo brasileiro e o papel da CTB”.
Em sua palestra Altamiro Borges destacou o papel importante que as mídias alternativas vêm desempenhando nas conquistas populares. Segundo ele, a utilização delas tem se caracterizado como forte aliada nas reivindicações e manifestações populares. Para ele as mídias alternativas precisam ser usadas também como aliadas na educação e nas reivindicações da categoria. “Na Líbia tivemos um exemplo claro de manifestação popular através das mídias alternativas e sociais. Isso é prova do poder de mobilização que elas têm”, destacou.
O secretário de produção rural Eron Bezerra destacou que o poder de mobilização das massas influência diretamente no papel do Estado na tomada de decisões. E destacou a importância que tem a população entender que o Estado, os governantes tendem a apoiar ou se manifestar positivamente pelo lado de maior pressão. “Se a população se mobiliza e busca concentrar forças e fazer pressão provavelmente terá sua reivindicação atendida”, ressalta.
Wagner Gomes trouxe para os participantes do Congresso um pouco da história de lutas da CTB e do papel importante de mobilização que a população, quando unida e engajada, possuí perante a sociedade. “Nós temos apenas 4 anos de fundação e somos a força que mais cresceu no movimento sindical”, ressaltou.
Em outra etapa do Congresso foi iniciado a 2ª mesa de debates que tratou de Política Educacional com o tema: “O piso é lei, faça valer”. Quem abordou o assunto foi o representante da Central Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Adair Santos. “O plano nacional tem que ser o mais próximo do que foi definido na conferência nacional de educação, só assim ele será democrático e temos feito um grande esforço para que haja essa aproximação. Precisamos chegar em 10% do PIB para a educação”, destacou.
O professor Manuel Paixão, representante do Fundo Nacional de Educação (FUNDEB), prestou também esclarecimento aos demais companheiros e disse que a “educação sem dinheiro não vai! Estamos vivenciando uma verdadeira reforma educacional”.
A noite foi encerrada com uma grande festa de confraternização. Amanha será o grande encerramento que será debatido a transversalidade de gênero na educação e a Plenária Final onde será realizada a votação e aprovação das propostas apresentadas pelo SINTEAM.
Fonte: SINTEAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário