segunda-feira, 8 de agosto de 2011

População participa de ATO em comemoração a Lei Maria da Penha


Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) participaram no sábado (06) do ATO em comemoração aos cinco anos da Lei Maria da Penha. A Lei foi sancionada em agosto de 2006 pelo então presidente Lula.
O ATO foi organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) e contou ainda com a participação de representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM), Central Única dos Trabalhadores (CTB), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), dos Movimentos Negro e Indígena e da população em geral.

Durante toda a manhã as lideranças panfletaram folders e cartazes com informações sobre a Lei e os principais telefones para fazer denuncias e também para receber informações. O ATO foi realizado no cruzamento das Avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro. Quem passava pelo local aprovou a mobilização e aproveitou para se informar mais sobre a Lei Maria da Penha.

Uma mulher (que não pode ser identificada) fez questão de subir no carro de som e compartilhar com a população a história de violência que sofreu durante alguns anos ao lado do ex-marido. Segundo ela, a Lei foi uma verdadeira aliada e permitiu que a mesma pudesse manter o companheiro - na época - afastado. Ela aproveitou ainda para mandar um recado as mulheres que sofrem violência de seus companheiros. "As mulheres têm que aprender a denunciar e não se calar. É preciso que elas saibam que existe uma rede de entidades que garantem proteção e apoio a mulher nesse momento tão difícil".

CEDIM
A presidente do CEDIM, Isis Tavares, aproveitou para chamar mais uma vez a atenção da sociedade para a violência contra a mulher. Segundo ela, não é possível admitir que a população continue vendo a violência como algo comum. "É preciso que os companheiros, os homens respeitem suas mulheres e entendam que a violência é uma quebra dos direitos da mulher. Não podemos permitir que mais mulheres sejam agredidas, violentadas e até mortas. Nossas mulheres não merecem isso", ressaltou.

A coordenadora estadual da UBM, Vanja Andrea, lembrou que os companheiros - maridos - são peças importantes dentro desse processo. "Os companheiros precisam entender que violência é crime e que se eles se comprometerem em cuidar de suas mulheres e respeitá-las a violência pode ser eliminada e banida. Assim vamos comemorar nos próximos anos o fim da violência contra a mulher".

Representando a Sejus a coordenadora dos Direitos Humanos da secretaria, Michele Custódio, lembrou que as mulheres que sofrem violência doméstica ou qualquer tipo de violência deve denunciar. Na cidade e também no interior há uma rede de proteção a mulher que está pronta para aparar as vítimas de violência. As denuncias, segundo Michele, podem ser feitas na Delegacia da Mulher ou pelo telefone 180. A Deputada Estadual Conceição Sampaio e a vereadora Socorro Sampaio também participaram do ATO e reforçaram a luta em combate a violência contra as mulheres.

Fonte: SINTEAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário