sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SINTEAM na luta contra o câncer de mama


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM) entra na corrente contra o câncer de mama e vem a público convidar toda a sociedade e a categoria a apoiar o movimento Outubro Rosa. Por isso, a partir de hoje, nosso site ficará na cor rosa durante todo o mês de outubro.
A ação é em apoio ao movimento de mulheres contra o câncer de mama, que no Amazonas tem a frente, dentre outras, a professora aposentada Joana Masulo, associada ao SINTEAM, e do Centro de Integração Amigas da Mama. Também se juntaram a esta luta outras entidades, como a Grupo de Apoio as Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (GAMMA). Segundo a presidente do SINTEAM, Isis Tavares, esse é um momento importante para conscientizar as trabalhadoras em educação do Estado sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. "Nossa categoria é formada por 80% de mulheres trabalhadoras da educação que precisam ser informadas sobre a importância do diagnóstico precoce. Por isso, além da matéria no site, estaremos levando também às escolas, informações sobre esta luta tão importante para as mulheres" ressaltou Isis.
Durante todo o mês o SINTEAM vai participar de ações em apoio ao movimento Outubro Rosa. Uma delas é levar as trabalhadoras em educação, que atuam nas escolas do Estado e do Município, informações sobre a doença, como o auto-exame de mama e a mamografia.
Movimento Outubro Rosa
O Movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo com campanhas para a conscientização das mulheres sobre o diagnóstico precoce, não só do câncer de mama, mas também do colo de útero. O objetivo é prevenir e detectar previamente a doença, evitando assim maiores danos a saúde da mulher.
Em Manaus, pelo oitavo ano consecutivo o Estado recebe o evento mundial. As atividades de conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero começaram na sexta-feira (30). Hoje (4), a partir das 18h, os municípios do Amazonas, simultaneamente a outras cidades brasileiras, iluminarão prédios e monumentos históricos com a cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama. Alguns pontos na capital amazonense já foram confirmados: FCecon, Assembléia Legislativa do Amazonas, Arena Amadeu Teixeira, Instituto Dona Lindú e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A doença
O Câncer de mama ocorre quando as células das mamas passam a se dividir muito rápido e de forma desordenada. Dificilmente, esse tipo de câncer ocorre em mulheres com menos de 20 anos. Ele é bem mais comum em mulheres acima dos 50. Isso porque, esse grupo, ao começarem o tratamento para a menopausa, entra em contato com os hormônios estrogênio e progesterona, hormônios femininos que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da doença.
A susceptibilidade ao câncer de mama ocorre por herança tanto paterna quanto materna, e o risco aumenta de acordo com o número de indivíduos afetados na família. Esse tipo de câncer é o segundo tipo mais comum no mundo e o que mais ocorre entre as mulheres (Atinge uma entre cada 10 mulheres).
No Brasil a mortalidade ainda é alta, pois o diagnóstico da doença acontece quando ela já está num estágio bastante avançado, devido ao fato desse tipo de câncer não causar dor física e a dificuldade na realização de mamografia e a demora no atendimento hospitalar que desmotiva muitas mulheres a fazerem diagnósticos preventivos. Por isso a importância de exames periódicos e do auto-exame que é ainda um método muito indicado para a prevenção.
Fonte: SINTEAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário