quinta-feira, 7 de abril de 2011

Informativo SINTEAM: Sobre a Campanha Salarial


Manifestação do SINTEAM em defesa dos interesses dos trabalhadores em educação.


Companheiros e companheiras,
estamos mais uma vez em campanha salarial, discutindo nossa data base, conquista inédita no Brasil, da nossa combativa categoria.

Conclamamos a todos/a os/as nosso/as associados/as a defender o que hoje representa a certeza de que a cada ano, desde 2007, tem nos garantido a recuperação de nossos salários através da negociação coletiva anual com os executivos estadual e municipal.
Fruto de nossa audiência com o governo do Estado, conquistamos a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) estadual e influímos na definição dos critérios para a avaliação de desempenho como membros da comissão.

Os índices oficiais INPC e IPCA, de março de 2010 a 28 de fevereiro de 2011, fecharam em 6,36% e 6,01% respectivamente.
Defendemos, na audiência com o governador Omar Aziz, a proposta aprovada na assembleia da categoria de 15%, que será aprofundada em uma segunda audiência. Estamos aguardando a audiência com o executivo municipal para iniciarmos as negociações, mas já estamos na comissão que irá rediscutir o PCCS.

Entretanto, mais uma vez, como em anos anteriores durante a nossa campanha salarial, surgem defensores alienígenas com discursos de pretensa defesa dos professores (porque não consideram funcionários da educação importantes), que paradoxalmente desferem seus ataques ao nosso sindicato.

É de se estranhar, num primeiro momento, porque o ataque à organização dos trabalhadores/as em educação? Mas se dispensarmos um pouco mais de tempo na análise dos fatos, ficam claras as verdadeiras intenções. É a antecipação da disputa eleitoral.

Pois bem, existem várias entidades sindicais no Brasil e no Amazonas. Todas as categorias, em especial as da iniciativa privada, fazem anualmente sua campanha salarial, tem seus embates de encaminhamento político em seus fóruns e encaminham suas decisões com os patrões. Com o SINTEAM não é diferente.

Porque então, que alguns parlamentares ou grupos políticos querem dizer aos trabalhadores em educação o que fazer em sua campanha salarial, não parece estranho?

Fazendo um exercício de memória achamos a resposta. Quando lutamos por melhorias no PCCS da SEMED, no governo Serafim Corrêa, estes mesmos defensores alienígenas se dedicaram a atacar o SINTEAM e tentar promover ?lideranças? alternativas, numa tentativa de sabotar as ações deliberadas legitimamente nas assembleias da categoria. Se utilizando, inclusive, das atividades do sindicato para tentar desmoralizar nossa organização, dividindo a categoria e fazendo o jogo do patrão.

Em 2009, o mesmo grupo urdiu a farsa de uma assembleia de fundação de um novo sindicato (que não ocorreu, porque estávamos lá) cuja diretoria seria formada de diretores de escolas municipais! Mas, oportunistamente forjaram uma ata falsa para justificar a ação. Ainda no ano de 2009, na campanha salarial da SEMED (Manaus), o mesmo grupo, que reclama movimentos de enfrentamento, ao aprovarmos em assembleia e com a presença deles, a ocupação da Prefeitura por tempo indeterminado, até sermos recebidos pelo prefeito ? uma vez que o mesmo recusava-se a nos receber ? se evadiram, fugiram e se esconderam. Por quê? Por que a eles não interessa a conquista, somente a falácia. Não são de luta, são oportunistas, que se aproveitam da ocasião para desferir suas mágoas e insatisfações com o mundo e com eles mesmos. Ocupamos a Prefeitura e fomos a primeira diretoria de uma entidade sindical, a ser recebida por Amazonino Mendes e reverter a decisão publicada nos jornais de reajuste de 3,25%.

Por diversas vezes, e deve estar nas gravações das reuniões e audiências em que o SINTEAM participou, assim como nos diversos ofícios enviados ao executivo e legislativo municipal, defendemos a necessidade da discussão do Plano Municipal de Educação, para avançarmos na política educacional. Onde estavam as vozes dos defensores alienígenas da educação que preferiram discutir questões pontuais que, embora importantes no contexto da qualidade da educação, isoladamente não seriam resolvidas se não fossem fruto de uma política de estado.

Audiências públicas para discutir o Plano Municipal não foram consideradas importantes. O Plano Nacional então, não era nem considerado.

Qual o objetivo de pessoas ou grupos que agem desta maneira? A prática é a medida da verdade! E essa prática é de DIREITA!
Tentar criar factoides para criar cisões na categoria é pratica de quem está em defesa dos interesses do patrão. Tentar descaracterizar as conquistas da categoria, a única garantida primeiro no plano de Cargos da SEMED Manaus e SEDUC/Estadual, agora está sendo estendida a vários municípios do estado onde temos Delegacias Sindicais, não é defender a educação nem seus profissionais que não são somente os professores, mas os funcionários da educação: vigias, merendeiras, auxiliares administrativos, etc.

Todas essas pessoas têm partido político, o que é garantido pela nossa Carta Magna a todos os cidadão/ãs. E todas, após a guerra santa contra a organização dos trabalhadores em educação em ano que antecede e no ano das eleições municipais ou nacionais, aparecem nas propagandas do horário eleitoral no ano em curso, como candidatos. Novamente não há nada de ilegal em candidatar-se a uma vaga ao parlamento estadual ou municipal ou aos executivos. O que devemos avaliar é porque, apenas a nossa categoria é usada despudoradamente como alvo para autopromoção ou promoção de certas lideranças.

Ora, companheiros! Divergências - é natural que as tenhamos, pois, o movimento sindical é um espaço de disputa das mais variadas concepções políticas, pois não existe neutralidade. Os partidos têm, ou deveriam ter suas instâncias para tratar esta questão. Promover suas lideranças é direito de qualquer partido.
Mas, práticas sabotadoras? Isso não condiz com partidos de tradição democrática e de defesa da classe trabalhadora e sim com inimigos dos trabalhadores/as!

O SINTEAM tem história! Construída por cada trabalhador e cada trabalhadora em educação que acredita e contribui para que o nosso sindicato seja o maior e mais forte a cada embate, se colocando como o maior sindicato do Estado.

Nada nos foi dado por benesse de outrem. Cada conquista, desde o direito de evoluir de uma Associação para ser um Sindicato de base estadual, tem a marca dos ideais e confiança da nossa categoria.

O nosso sindicato cresceu, e é respeitado em nível do governo estadual e dos governos municipais. Reflitamos nos reais motivos dos ataques à nossa organização. E não vamos permitir que nossas conquistas e nós juntamente com elas, sejamos minimizados ou desqualificados.

A Direção
Fonte: SINTEAM
Autor: SINTEAM
Publicado em: 5 de Abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário